top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

QUERO NAMORAR MAS NÃO ENCONTRO NINGUÉM

Quem nunca ouviu de um amigo ou uma amiga que quer namorar mas não consegue encontrar ninguém? Essa é uma realidade bastante comum na vida de muitas pessoas e pode ser que seja esse seu pensamento nesse momento da sua vida. Vamos aproveitar esse mês dos namorados para olhar para algumas variáveis que podem estar interferindo na sua dificuldade de encontrar alguém.


1. Será que você está procurando nos lugares certos?

É difícil dizer qual lugar é certo ou errado para procurar alguém para namorar, mas muitas pessoas nem se quer procuram, vão de casa pro trabalho e do trabalho para casa, ou seja, diminuem muito a probabilidade e conhecer alguém que possa se interessar.


Comece a sair mais com amigos, ir a lugares que você posa interagir com pessoas novas e diferentes, se permita ir à um lugar novo e experimentar novas coisas. Você também pode utilizar aplicativos de relacionamento, mas fique atento para não se restringir apenas a conhecer pessoas online, é importante conviver e interagir pessoalmente.


2. Será que você não está sendo muito exigente?

É claro que é muito importante para um relacionamento que você encontre alguém que tenha características que te interessem e que combinem com as suas, mas muitas vezes as pessoas não se permitem conhecer alguém com mais intimidade porque aquela pessoa tem uma ou outra característica que não é o que o outro quer.


É fundamental compreender que não existe pessoa e muito menos relação perfeita! Qualquer pessoa que você se relacionar vai ter muitos defeitos, mas também vai ter muitas qualidades, se permita conhecer esses dois lados e analisar até que ponto você consegue conviver com os defeitos e aproveitar as qualidades.


3. Será que você sabe o que você está procurando?

Essa é fácil: “estou procurando um relacionamento sério!” Tudo bem, mas como você gostaria que fosse essa relacionamento? Saber o que você está procurando vai te ajudar a direcionar mais a sua energia para relacionamentos que estejam de acordo com os seus valores e isso aumenta a chance de dar certo.



4. Será que você tem medo de sofrer e por isso não permite se envolver emocionalmente?

Chega até a ser irônico pensar que alguém pode querer se relacionar e ter medo ao mesmo tempo, mas isso é uma coisa muito comum de acontecer. Se você já viveu outros relacionamentos que geraram sofrimento é natural que você tenha medo de se envolver novamente por achar que vai sofrer, mas esse medo também te impede de viver coisas boas e ser feliz.


Resumindo, quando você se esquiva de algum envolvimento emocional para evitar sofrimento, você também evita as alegrias.


5. Será que você se ama e se valoriza?

Antes de qualquer coisa na nossa vida é preciso exercer o amor próprio. É até um pouco clichê dizer isso mas se você não se amar primeiro, você não vai conseguir perceber o amor que você recebe do outro.


Exercitar o amor próprio não é fácil e pode ser que você precise de ajuda. Está tudo bem! Você pode pedir ajuda de amigos e familiares e também pode recorrer a um Psicólogo que vai poder te ajudar a percorrer o caminho para se amar e se valorizar.


Essas são algumas de muitas variáveis que podem estar interferindo na sua dificuldade de encontrar alguém para ter um relacionamento. Olhe para essas questões com mais cuidado e atenção e se você identificar que alguma coisa está de fato te atrapalhando a conseguir o que você quer, tente mudar e se precisar de ajuda, procure um profissional capacitado!



Mariana Mateus

@psi.marianamateus

Psicóloga Clínica Analista do Comportamento

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page