top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

5 SENTIMENTOS DE INDICAM QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

Perceber que você está vivendo um relacionamento abusivo normalmente é bastante difícil. Por muitas vezes seus amigos e familiares te sinalizam e avisam que alguma coisa nesse relacionamento não está muito legal, mas tomar consciência disso e agir diante dessa percepção é bastante difícil.


Escrevi esse texto para falar sobre alguns sentimentos que estão presentes em relacionamentos abusivos para que possa ser mais fácil identificar esse tipo de relacionamento.


Vou chamar nesse texto de agressor ou abusador a pessoa que muitas vezes colabora para o aparecimento desses sentimentos, e de vítima a pessoa que sente tudo isso e muitas vezes se vê presa em um relacionamento destrutivo.


Outra coisa importante de sinalizar é que em geral as pessoas pensam que o agressor é homem e a vítima é mulher, mas isso não é real. Existem relacionamentos abusivos partindo dos dois lados da relação, tanto em relações hétero afetivas como homoafetivas. Por isso vou usar as palavras no masculino – seguindo os padrões da língua portuguesa – mas estarei falando de pessoas e não de homens.


O primeiro sentimento que eu quero falar e que aparece com muita frequência em relacionamentos abusivos é a culpa. O relato normalmente é de que a pessoa se sente culpada muitas vezes sem nem saber em relação a que, ou até racionalmente tem consciência que não teve culpa sobre uma situação e ainda assim tem esse sentimento. O que acontece é que o objetivo do agressor – ou agressora – é fazer com que você se sinta culpado mesmo, pois a culpa vai diminuir as chances de você brigar, lutar pelos seus direitos e até mesmo terminar o relacionamento. A fala dessas pessoas (agressores) normalmente vem acompanhada de críticas, comparação e menosprezo. O agressor vai aos poucos minando a confiança do outro para que em situações de discussão ou briga esse outro se sinta culpado e não faça nada a respeito.


Outro sentimento que também aparece com muita frequência e intensidade é o medo. Esse sentimento pode ser relacionado a muitas coisas. Pode ser que a vítima tenha medo da reação que o outro vai ter diante de um confronto, tema pela sua vida inclusive. Mas também pode ser medo de ficar sozinho, de não encontrar ninguém que queira ficar com você. Isso acontece pois, como já falei, o agressor faz críticas e reclamações constantes e isso pode gerar insegurança sobre si mesmo.


A impotência é outro sentimento que é muito comum pois a vítima se vê diante de uma situação que muitas vezes não sabe o que fazer para sair disso. Provavelmente já tentou colocar um fim nesse relacionamento – ou nas agressões – e não teve sucesso. A fato de se sentir culpado também colabora para o sentimento de impotência pois dá a sensação de que você é responsável pelas atitudes do outro e não é capaz de mudar. Isso não é real, pois cada pessoa precisa se responsabilizar pelas suas ações.


Existe outro sentimento que aparece bastante e é a tristeza. Esse sentimento é consequência de tudo que foi vivido no relacionamento abusivo. Uma coisa bastante importante de entender é que os sentimentos estão todos relacionados, ou seja, eles podem existir sozinhos, mas normalmente aparecem em conjunto.


O último sentimento mas não menos importante é a raiva. Normalmente essa raiva é direcionada para si mesmo, diante de situações que se sente impotente, ou humilhado, a pessoa que se encontra em um relacionamento abusivo sente raiva de si por não conseguir sair disso ou fazer diferente.


Você pode estar pensando agora “mas todos esses sentimentos estão presentes em relacionamentos saudáveis também”. Sim, você tem razão. O que é importante ficar atento é para a frequência e intensidade desses sentimentos no seu relacionamento. Outro fator fundamental para se perceber é que os sentimentos não são critério exclusivo para identificar uma relação abusiva. É preciso olhar para os comportamentos das pessoas envolvidas e para a relação como um todo. Meu objetivo com esse texto foi de olhar para uma parte que é muito importante em todos os tipos de relacionamento e que pode indicar que você vive em um relacionamento abusivo.


Se você se identificou com os sentimentos relatados nesse texto e se vê vivendo um relacionamento que te gera sofrimento, peça ajuda de amigos, familiares e procure ajuda de um profissional capacitado da Psicologia.


Se você conhece alguém que vive em um relacionamento abusivo ofereça ajuda e compreenda que talvez essa pessoa não se percebe vivendo essa situação e que o que mais pode ajudar essa pessoa é a sua presença e não o seu distanciamento.




Mariana Mateus

Psicóloga Clínica Analista do Comportamento

@psi.marianamateus

(43) 99915-9858

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page