top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

8 DICAS PARA AJUDAR UMA CRIANÇA A LIDAR COM O SENTIMENTO DE RAIVA

Você já se deparou com uma criança que estava sentindo raiva? Provavelmente se você convive com alguma criança você já viveu essa situação mais de uma vez. Muitas vezes não sabemos o que fazer e nem como agir diante disse sentimento. Aqui vão algumas dicas para você poder ajudar essa criança a lidar melhor com o sentimento de raiva!



1. Ajude-a a identificar o que está sentindo.

Muitas vezes essa criança nem sabe que o nome daquilo que está sentindo é raiva. Também não sabe perceber o que no ambiente que contribuiu para que ela se sentisse daquela forma. Ajudar a criança a identificar através de perguntas e descrição de como provavelmente ela está se sentindo. Isso vai ajudar e muito essa criança a desenvolver o autoconhecimento.


2. Ouça com atenção.

Ao ajudar a criança a identificar o que está sentindo diante de algo que aconteceu escute com atenção o que ela tem a dizer. Ela vai poder te dar informações e falar algumas sensações que podem contribuir para que você a ajude a lidar com esse sentimento. É importante também ouvir sem julgamento sobre o que a criança está sentindo.


3. Pergunte o que a está incomodando.

Normalmente o sentimento de raiva não aparece do nada e geralmente algo está incomodando ou irritando. Tente investigar junto com a criança o que é e se for possível ajude a criança e alterar o seu ambiente.


4. Ajude a criança a administrar a emoção.

Normalmente diante do sentimento de raiva a reação mais comum é a de explosão e agressão de qualquer coisa ou pessoa que estiver por perto. Explique para criança que sentir raiva é normal e que ela não deve tentar controlar esse sentimento e que a forma como ela vai expressa-lo é muito importante e deve ser cuidadosa com ela e com os outros a sua volta.


5. Não deixe que ela descarregue a raiva em você.

Essa dica acompanha a anterior. Você precisa explicar de forma clara para criança que você não está ali para aliviar sua raiva e sim para ajuda-la a processar e lidar com esse sentimento da melhor forma possível.


6. Não resolva tudo para a criança.

Se o seu objetivo é ENSINAR essa criança a lidar com seus próprios sentimentos, você não pode resolver todas as situações por ela. Ajude-a a pensar em possibilidades e esteja presente no processo, mas é importante deixar que a criança resolva alguns problemas sozinha.


7. Se você estiver irritado também, espere se acalmar.

Talvez a mesma situação que fez com que a criança sentisse raiva gerou o mesmo sentimento em você. Se esse for o caso, não faça nada até ter se acalmado pois é muito provável que se arrependa depois.


8. Seja uma referência.

As crianças aprendem muito por modelo, então aproveite isso seja um modelo para ela de como lidar com o sentimento de raiva sem agredir ou explodir diante de uma situação.

@psi.marianamateus

Psicóloga Mariana Mateus

CRP: 08/23290

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page