top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

ESTOU COM UMA CRIANÇA EM CASA NA QUARENTENA, E AGORA?

Se você tem uma criança em casa durante essa quarentena, fica um pouquinho aqui comigo que eu vou te dar algumas dicas que podem te ajudar nesse período que já é difícil por si só.


A primeira dica que eu vou te dar é de tentar manter a rotina que a criança já está acostumada o máximo possível. Esse momento que estamos vivendo no mundo e agora no nosso país já é complicado para um adulto entender e lidar, imagina para uma criança. Manter os hábitos que vocês já tinham como família no dia a dia pode ajudar essa criança e se manter mais centrada e menos ansiosa durante esse processo.


Tente manter o horário de acordar e dormir, as refeições e no período que a criança estaria na escola, coloque atividades para ela fazer que vão incentivar a criatividade, pensamento e atenção.



Outra coisa muito legal de fazer é realizar junto com a criança uma atividade diferente. Vocês podem por exemplo brincar com tinta, fazer uma 'cabaninha' com um lençol e as cadeiras na sala, cozinhar uma comida que a criança goste, pular corda, criar algum brinquedo com sucata, enfim.. você conhece sua criança melhor que eu e provavelmente já pensou em algo que ela gostaria de fazer.


Fazer isso vai ajudar a criança a gastar energia, passar um tempo de qualidade junto com você, de distrair, exercitar a criatividade e a não ficar entediada dentro de casa.


A próxima dica talvez te gere um espanto, mas essa eu fiz mais pensando em você e no seu bem estar do que na sua criança, afinal de contas, se você não estiver bem não vai poder realizar nenhuma das outras dicas que eu vou dar com a criança.


Deixe a criança assistir TV, ou jogar algum jogo no celular por um tempo no dia. Normalmente isso não é conselho que alguém dá para quem cuida de criança, né? Mal calma, eu não estou ficando doida. Esse momento que estamos vivendo é extremamente atípico e conturbado, por isso não tem problema você ceder um pouquinho em algumas regras que talvez você tenha na sua casa. Você também precisa de um tempo pra si, que seja para organizar a casa, descansar, trabalhar ou até mesmo dar atenção para outra criança - se você tiver mais do que uma em casa. Não se culpe ou se julgue se não conseguir fazer tudo perfeito, está tudo bem e esse período conturbado vai passar.


A outra dica é muito parecida com essa, mas não é sobre celular ou televisão. Arrume atividades que a criança possa fazer sozinha. É muito importante ensinarmos as crianças a ficarem sozinhas, porque não podemos dar atenção 24 horas por dia. Um bom jeito de fazer isso é deixar a criança fazendo alguma atividade e voltar a cada 5 - 10 minutos para ver o que ela está fazendo, perguntar como está sendo e deixar ela te mostrar. Pode ser um desenho, montar um Lego, brincar de casinha.. todas são atividades que a criança consegue brincar sozinha, apenas com uma supervisão.


E por último, mas não menos importante: se possível, divida os cuidados com outra pessoa. Se você não é o único adulto da casa, combine com os outros adultos como irão dividir os cuidados com a sua criança, assim ninguém fica sobrecarregado e o dia a dia fica mais agradável!


@psi.marianamateus

Psicóloga Mariana Mateus

CRP: 08/23290

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page