top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

Sororidade

Sororidade é um conceito em construção e uma atitude de irmandade feminina. Esse conceito fala sobre a aliança entre as mulheres e pressupõe que a gente deixe de lado a rivalidade e a competitividade feminina (incentivada pelo patriarcado) e que a gente se torne aliadas e exista um apoio mútuo e saudável nas relações femininas.

.

A sororidade é uma palavra que - ainda - não existe nos dicionários e tem origem na palavra "soror" do latim, que significa irmã. Praticar a sororidade significa agir com empatia e solidariedade com outras mulheres.

.

A autora Paula Roschel, explica que sororidade é "a capacidade de se pôr no lugar da outra, de se enxergar em outra mulher, reconhecendo nela suas próprias forças e fraquezas - mesmo entre aquelas que não estão no seu círculo de convivência".

.

✨ PRATICANDO A SORORIDADE✨

Existem várias maneiras de agir com sororidade em relação a outra mulher. Respeitando à forma de viver e às escolhas de outras mulheres, reconhecendo qualidades em outras mulheres e assim desmistificando a ideia de competitividade, apoiando trabalho de outras mulheres, se desfazendo de conceitos machistas, se unindo em grupos ou coletivos para acolher e orientar mulheres em situações de vulnerabilidade e, por último mas não menos importante, oferecendo ajuda a uma mulher - seja ela conhecida ou não - levando em consideração que vivemos todas em uma sociedade machista e sofremos com a opressão.



2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page