top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

SERÁ QUE SOU UMA PESSOA PROCRASTINADORA?

Provavelmente sim!


Todos nós uma vez ou outra procrastinamos alguma tarefa ou atividade. Procrastinar é adiar a realização de algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. Se você parar para pensar na sua vida você provavelmente já deixou algo para fazer depois. As vezes fazemos isso de caso pensado e as vezes nem percebemos que estamos procrastinando. Em algumas situações a procrastinação não trás nenhum prejuízo porque não era uma coisa importante ou porque conseguimos fazer a tempo. Em outros momentos deixar para fazer depois pode gerar prejuízo e sofrimento como estresse, sentimento de culpa, perda de produtividade e até vergonha em relação a outras pessoas. Pensando nisso e em ajudar a diminuir comportamentos de procrastinação que podem ser prejudiciais trouxe uma dica que ajuda bastante.


É a Técnica de Pomodoro, já ouviu falar? Essa técnica foi criada no final da década de 80 por um Italiano que precisava administrar melhor o seu tempo. Ela funciona da seguinte forma: Primeiramente você vai escrever uma lista das atividades que precisa fazer naquele dia. Em seguida vai colocar um cronometro para despertar depois de 25 minutos – esse período é chamado de Pomodoro - e vai começar a realizar a primeira tarefa.


Você vai ficar nessa atividade sem distrações até o cronometro despertar e então vai fazer um intervalo de 05 minutos. Nesse intervalo você vai fazer outras coisas como ir ao banheiro, tomar água, olhar o Facebook ou WhatsApp, enfim, outras atividades que não estejam relacionadas com a tarefa que fez por 25 minutos. Você vai repetir isso por 4 vezes e então vai fazer uma pausa maior, de 30 minutos.


Algumas observações e dicas que tenho em relação a essa técnica:

- Você pode alterar a duração dos períodos a depender da tarefa que tem parar realizar. Por exemplo, se você ficou 25 minutos fazendo uma atividade muito exaustiva você pode aumentar um pouco o tempo de descanso – mas não vale aumentar muito, viu?

- Outra dica é ao final de cada Pomodoro você anotar quais tarefas conseguiu cumprir ou se realizou 50% de uma tarefa. Com o passar dos dias você vai ter uma boa noção de quanto tempo precisa para realizar cada tipo de atividade.

- Sabe aquela lista de atividades que você fez no começo do seu dia? A minha dica é que você coloque essa atividades em ordem de prioridade e realize na ordem colocada.


Essa Técnica é bastante utilizada para ajudar a diminuir comportamentos de procrastinação, mas precisa ser feita corretamente. Se você tem alguma outra dica de como diminuir a procrastinação ou alguma dúvida sobre a Técnica de Pomodoro, deixe nos comentários.


@psi.marianamateus

Psicóloga Mariana Mateus

CRP: 08/23290

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page