top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

O que você precisa saber sobre VAGINISMO

Vaginismo é uma condição onde a mulher sente dor ao tentar realizar algum tipo de penetração no canal vaginal. Seja com um dedo, um absorvente interno ou com o pênis. Ao contrário do que muita gente pensa, essa dor existe mesmo a mulher desejando que a penetração aconteça.



Essa dor pode aparecer em qualquer momento da vida e tem causas físicas e psicológicas. Algumas das causas relatas por mulheres com o diagnóstico de vaginismo são:

  • medo de engravidar

  • doença no trato urinário

  • hemorróidas

Essas causas, algumas físicas e outras psicológicas, acabam tensionando a musculatura do canal vaginal, tornando a penetração quase impossível e bastante dolorida. É óbvio que podem existir outras causas para essa condição, mesmo porque cada mulher é diferente e apesar de compartilhar a condição, vai viver e sentir isso de uma forma individual.


Se você sente essa dor ou já tem o diagnóstico, não se preocupe, é uma condição que tem tratamento. Esse tratamento acontece de forma multidisciplinar, na parceria de uma fisioterapeuta pélvica, que vai fazer exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica e com isso também proporcionar um maior autoconhecimento do seu corpo, e uma psicóloga (de preferência que trabalhe com sexualidade) que vai ajudar a lidar com as questões emocionais e psicológicas que estão presentes nessa condição.


Procure sempre um profissional da sua confiança!


@psi.marianamateus


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page