top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

O que você precisa saber sobre a Endometriose

A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento do endométrio (camada que reveste o útero) em locais como ovários, tubas uterinas ou intestino. Isso acontece porque as células do endométrio que deveriam ser expelidas durante a menstruação, acabam fazendo o caminho inverso e se abrigando nesses locais.



É uma doença bastante comum e no Brasil são diagnosticados mais de 2 milhões de casos por ano. As causas dessa doença ainda são desconhecidas mas os sintomas já são bastante conhecidos e é importante ficar atenta a eles.

  • cólicas menstruais intensas;

  • dores durante a relação sexual;

  • dor e sangramento intestinal e/ou urinário durante o período menstrual;

  • dificuldade em engravidar (em aproximadamente 40% das mulheres);

  • dor no fundo das costas e no "pé" da barriga;

  • menstruação intensa ou irregular;

  • constipação;

  • náuseas;

  • quantidade excessiva de gases;

  • aumento do volume abdominal.

O diagnóstico dessa doença é feito através de exames que a sua médica ginecologista vai pedir a partir das descrições de alguns ou todos os sintomas citados acima. O exame mais preciso para um diagnóstico é a biópsia do tecido, porém nem sempre é possível ou desejável realizar esse exame. Outros exames para visualização das lesões podem ser realizados como laparoscopia, ultrassom, ressonância magnética e um exame de sangue que analisa um marcador CA-125.


Após realizado o diagnóstico é importante pensar no tratamento. A endometriose é uma doença crônica que vai regredir espontaneamente com a menopausa por conta da diminuição da produção dos hormônios femininos. Mas enquanto esse tempo não chega o tratamento precisa ser feito.


A mudança no estilo de vida deve ser a primeira coisa a ser feita. Mudar a alimentação para diminuir a ingestão de alimentos inflamatórios e praticar atividade física pode diminuir os sintomas e reduzir os locais de inflamação.


Existe também o tratamento medicamentoso que normalmente é utilizado em conjunto com os hábitos mais saudáveis para um melhor resultado. A opção de medicamento ideal para você vai ser analisada e prescrita por sua médica ginecologista.


A outra forma de tratamento é a cirúrgica e tem indicações bastante específicas. Em muitos casos apenas a mudança no estilo de vida e os medicamentos já são suficientes para diminuir os sintomas os focos das inflamações. Essa também será uma avaliação feita pela sua médica ginecologista em conjunto com você.


Autocuidado começa com a auto-observação. Se conheça, conheça seu corpo. Quando notar qualquer coisa fora do seu normal e tiver alguma dúvida, agende uma consulta com uma especialista.









@psi.marianamateus

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page