top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

Identidade de gênero

Sei que muitas vezes entender a diferença entre sexo & gênero é difícil e que a orientação sexual e a identidade de gênero podem confundir um pouco. Por isso fiz um post bem básico pra você aprender um pouco mais sobre diversidade e estar cada vez mais atento a sua forma de agir e falar.

.

Ao nascermos, a sociedade nos atribui um gênero baseado nas nossas genitálias, ou seja, tem p!p! é menino, tem ppk é menina! O gênero se refere ao aspecto social baseado no sexo (nas genitálias).

.

Algumas pessoas se identificam com o gênero que foi atribuído no nascimento, essas pessoas são chamadas de CISgênero. Eu, por exemplo, sou uma mulher CIS. Quando nasci me foi designado o gênero feminino (por causa da genitália) e me identifico com esse gênero. Outras pessoas não se identificam com o gênero que foi atribuído no nascimento. Para essas pessoas damos o nome de TRANSgênero.

.

Homens e mulheres trans, são as pessoas que tiveram um gênero atribuído no nascimento, de acordo com a sua genitália e que se identificam com o gênero oposto. Por exemplo, um homem transgênero é uma pessoa que nasceu com ppk e que se identifica com o gênero masculino. O gênero é autodeterminado, ou seja, não importa se essa pessoa faz hormonização ou se fez cirurgias (inclusive isso não é da sua conta), o que importa é como ELA SE AUTODENOMINA!

.

Já o não binário uma pessoa que não se identifica com o gênero que foi atribuído no nascimento, mas que também não se reconhece na binariedade do masculino e feminino. É uma pessoa que pode transitar entre os dois, pode estar entre, ou não estar em nenhum desses lugares. Existe uma variedade infinita de denominações para pessoas não binárias. No fim das contas, o que importa é você respeitar a forma como essa pessoa se autodenomina.

.

Pessoas trans, são antes de mais nada, pessoas! Então respeito é o mínimo! Quando conhecer uma pessoa trans, se estiver na dúvida sobre o gênero e os pronomes dela, PERGUNTE. Você pode dizer "quais seus pronomes?", por exemplo. Chame essa pessoa pelo nome dela (o que ela se apresenta e não o nome morto dela, que inclusive você NÃO DEVE perguntar qual é!) e use os pronomes corretos! Não é difícil!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page