top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

Como construir e manter hábitos?

Já tentou estabelecer hábitos e sentiu que estava muito difícil e desistiu? vem comigo que eu vou te dar algumas dicas para você reduzir o custo desse comportamento para aumentar a probabilidade de você fazer o que planejou!

.

◼️ avalie o nível real da possibilidade desse comportamento acontecer.

Se você tem dificuldade em acordar cedo, por exemplo, colocar esse hábito como primeira coisa na sua manhã já diminui significativamente a possibilidade real disso acontecer.

◼️ diminua o nível de exigência.

Não dá pra você sair do 0 pro 100 de uma vez. Se você quer estabelecer o hábito dos estudos, por exemplo, não coloque como meta estudar 3 horas todos os dias. Pensa em metas menores e construa seu caminho até chegar onde deseja.

◼️ divida o objetivo em comportamentos menores.

A sua meta é o comportamento final, mas pra chegar lá você tem que se comportar muito antes e muitas vezes é nessas horas que a gente trava. Se você quer começar a se alimentar melhor, por exemplo, pra isso tem vários passos anteriores como ir ao mercado, comprar alimentos saudáveis, lavar seus legumes e verduras, preparar a comida para só então comer.

◼️ diminua as distrações e previna comportamentos concorrentes de acontecer.

Quer voltar com seu hábito de leitura? tire o celular de perto, busque um lugar com silêncio e sem interrupções, crie um ambiente confortável para esse momento, já leve sua água e sua comida junto para não ficar interrompendo a leitura para busca-los.

◼️ se organize com antecedência.

Quando você organiza as coisas com antecedência, você elimina alguns comportamentos que precisam acontecer antes para chegar onde você quer. Se sua meta é praticar atividade física, já deixa sua roupa separada, de preferência em um lugar bem à vista, deixe pronto o que você for comer antes. Assim você tem menos chances de desistir antes mesmo de sair de casa.

◼️ faça uma check list.

Pegue todas essas dicas e coloque os comportamentos que você precisa ter em uma lista. Isso vai tornar tudo mais visual, vai te ajudar a lembrar e a se cobrar e também te auxilia a se manter mais organizado.

.

E aí, conseguiu pensar em como colocar em prática essas dicas no hábito que vcê quer estabelecer?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page