top of page
  • Foto do escritorMariana Mateus

3 DICAS PARA QUEM ESTÁ PERDIDO PARA ESCOLHER A PROFISSÃO

O momento de decidir qual profissão escolher costuma trazer muitas dúvidas e conflitos. É um momento bastante difícil da vida pois tem várias implicações no futuro e que pode gerar bastante sofrimento. Pensando nisso eu decidi escrever esse texto para te dar 3 dicas que podem te ajudar a passar pelo processo de decisão com mais segurança.



1. A decisão é um PROCESSO.

Normalmente quando falamos em decisões pensamos em apenas um comportamento que seria o de efetivamente anunciar a sua escolha. Mas a decisão ela é um processo que não tem tempo determinado de duração. Você não pode escolher algo do dia para a noite, é preciso analisar o seu ambiente, quais as possíveis consequências de escolher um caminho ou de escolher outro caminho. Todos esses comportamentos fazem parte do processo de decisão.


2. Você precisa se conhecer muito bem.

Para saber qual profissão VOCÊ vai escolher é importante que você se conheça muito bem. Comece identificando qual está sendo a sua dificuldade nesse processo. Você está em dúvida entre algumas profissões específicas? Ou será que não tem nenhuma opção e está aberta a todas? Tem alguma profissão que você não quer de jeito nenhum? É importante olhar para todas essas variáveis para você saber qual caminho seguir no processo de decisão.


Depois de feito isso descreva as suas características pessoais – qualidades e defeitos; seus interesses (o que gosta de fazer); e suas habilidades (o que faz bem). Uma coisa muito importante de lembrar é que nem sempre os seus interesses são iguais as suas habilidades, é importante você conseguir diferencias isso.


Agora é o momento de olhar mais a fundo para você mesmo e identificar os seus valores e os seus princípios. Não é um exercício fácil de se fazer, mas uma dica bem legal é pensar em coisas que você valoriza na sua vida, que são importantes para você, que você gostaria de conquistar ou manter na sua vida e que seria difícil viver sem isso.


Agora você já se percebeu com mais clareza e olhou com mais atenção para você mesmo. Uma dica legal é escrever essas coisas em um papel e guardar até o final do seu processo de decisão.


3. Você precisa conhecer as profissões.

Pegue a lista de profissões que você fez lá no começo e observe quais são as habilidades e interesses que envolvem cada uma dessas profissões. Quando fizer isso retome a sua lista de características pessoais e faça uma comparação, isso vai te dar uma ideia bastante ampla. O fato de você não ter alguma habilidade que é necessária em uma profissão não é determinante, é importante analisar se é uma habilidade que você está disposto e se é possível de desenvolver.


Ainda com essa lista de profissões pesquise sobre essas profissões mais a fundo. Procure Universidades que oferecem o curso necessário para cada profissão, qual a ementa e o currículo do curso, se é meio período ou integral. Descubra possíveis campos de atuação das profissões, qual a média salarial. Você pode entrar em contato com profissionais que trabalhem na área há algum tempo para tirar as suas dúvidas. O importante nessa parte do processo é obter o máximo de informações possíveis sobre as profissões do seu interesse pois isso vai te ajudar a chegar na última fase do processo.


Dica EXTRA: Agora que você já se olhou com mais atenção e já conheceu mais profundamente as profissões é a hora de tomar a decisão. Por ser um processo não é necessário que ele ocorra nessa ordem, você pode ir e voltar no caminho até que você se sinta seguro em tomar a decisão. É importante analisar o conjunto do processo, olhar para todas as informações adquiridas durante o processo e avaliar quais critérios tem um peso maior para a sua decisão.


Caso esse processo esteja muito difícil e você esteja se sentindo inseguro em relação a tomada de decisão, procure a ajuda de um profissional capacitado.


@psi.marianamateus

Psicóloga Mariana Mateus

CRP: 08/23290

3 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page